FÁBRICA DE BISCOITO

 

 

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: secundário

Ramo de Atividade: indústria

Tipo de Negócio: fabricação de biscoito

Produtos Ofertados/Produzidos: biscoitos

Investimento inicial: 117mil reais

Área: 300m²

 

APRESENTAÇÃO

Os primeiros registros existentes sobre os biscoitos estão ligados à época dos faraós, no Antigo Egito foram encontradas dentro da tumba do faraó Ti, pinturas que mostram um trabalhador assando biscoitos, quando os homens descobriram que, do trigo cultivado às margens do rio Nilo, poderiam fazer uma massa, que se tornava mais saborosa depois de aquecida. Os biscoitos eram assados em fornos rústicos e moldados com formas humanas ou de animais, para serem oferecidos às divindades. Os egípcios acreditavam que dessa forma teriam chuvas e solo fértil o ano inteiro. O hábito de produzir biscoitos estendeu-se aos poucos para outras regiões do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Na Grécia, os "Dipires", ou pães assados duas vezes, também assinalaram o nascimento do biscoito, uma das funções iniciais do biscoito foi como suprimento de batalha. Na Roma antiga, os padeiros assavam os pães duplamente para abastecer as legiões. Já o "biscoito de guerra", seco e pequeno, tomou o lugar do pão de campanha em 1792. Nessa mesma época, o exército russo utilizava o "biscoito de carne" criado pelo príncipe Dolgorouki, enquanto as tropas inglesas consumiam biscoitos inventados por oficiais. Mas foram os franceses que, ao longo dos séculos, descobriram novas técnicas para produzir biscoitos. A principal delas consistia em assar a massa duas vezes. Assim, a umidade se reduziria bastante e o período de conservação seria maior. A palavra biscoito vem justamente daí: o termo em francês "bis-cuit" significa assado duas vezes. Na Inglaterra do século XIX, iniciou-se a fabricação industrial e o biscoito perdeu sua característica militar e ganhou o status de produto de luxo. A casa Carr & Cia, pioneira na industrialização, expandiu a produção e passou a exportá-lo para países onde se consumia chá, adaptando-o para acompanhar essa bebida. Em 1904, o alemão Hermann Bahlsen inventou uma embalagem hermeticamente fechada para conservar suas características. Estava criado o pacote de biscoitos como nós conhecemos hoje. 

 

MERCADO

Atualmente existem 585 indústrias de biscoitos no Brasil, sendo que as 20 maiores representam 75% do mercado. Os canais de venda também são diversos: cerca de 46% das vendas dos fabricantes são feitas via supermercados; 21% por atacadistas; 18% por distribuidores; 12% direto ao varejo e mais 3% para canais como Cesta Básica e marcas próprias.

Dos 46% das vendas de biscoitos feitas por supermercados, 15% são provenientes das grandes redes e 31% de empresas independentes.

Apesar do cenário econômico mundial, o setor brasileiro de biscoitos encerrou o ano de 2009 com um crescimento de 2,5% em volume com relação a 2008, fechando o ano com um total de 1 milhão 206 mil toneladas. Esta produção mantém o Brasil como o segundo maior mercado de biscoitos no mundo, ficando abaixo somente dos Estados Unidos. Os demais países do ranking são Inglaterra, Alemanha e França.

Apesar de ser um mercado concorrido, com um bom sistema de comercialização, a produção pode ser totalmente absorvida. O mercado deve ser analisado por três ângulos distintos: o consumidor, o concorrente e o fornecedor.

Primeiro você deve saber qual é o perfil da clientela que deseja atingir, o que ela precisa e que tipo de serviço que espera receber. A melhor forma de obter essas informações é realizando uma pesquisa de mercado. Esse é um trabalho que deve ser conduzido ou, pelo menos, assessorado por um técnico especializado. O mercado consumidor de biscoitos é bem amplo, uma vez que quase cem por cento da população aprecia esses torradinhos. O que muda é o tipo de biscoito que você vai produzir: para criança ou para adulto, popular ou fino, convencional ou light, doce ou salgado, etc.

O segundo passo é contatar os fornecedores. Geralmente as fábricas da matéria prima para a produção dos biscoitos, mantêm representantes em praticamente todas as cidades de médio e grande porte do país. O melhor para os industrializadores de biscoitos é adquirir junto a esses representantes, que normalmente concedem algum desconto para os clientes assíduos.

O terceiro estudo é o mercado concorrente. Visite-os e verifique tudo: qualidade, quais são os serviços que oferecem, preços, horário de funcionamento, número de empregados, tipo de instalação e principalmente o grau de satisfação dos clientes.

 

LOCALIZAÇÃO

O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o desenvolvimento da indústria. É fundamental avaliar a facilidade do acesso considerando a entrada de insumos e expedição de produtos acabados. Procure instalar-se em pólos industriais específicos ou mais próximo dos insumos. As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua fábrica. Na Prefeitura de Vitória o PDU é fornecido a partir de consulta no site.

 

ESTRUTURA

A estrutura básica requer uma área de 300m² aproximadamente, onde deverá ser instalada a área de produção, recepção, área administrativa, estoque, banheiro e vestiário para os funcionários.

 

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos básicos são:

-Masseira (recipiente onde se prepara a massa);

- Esteira, cilindro e roseteira;

-Forno industrial;

- Máquina embaladora de mesa;

-Seladora de embalagens; - Material e equipamentos de escritório e expediente (computadores, fax, telefone, mesas, cadeiras, etc.).

 

Informatização - Uma empresa informatizada tem grandes chances de sair na frente do concorrente. Além de facilitar os processos, garantem a segurança na tomada de decisões, melhora a produtividade e diminui os gastos.  Escolha um projeto abrangente que atenda toda a empresa, desde o gerenciamento de conteúdo para websites, até os controles administrativos (financeiro, estoque, caixa, cadastro de clientes, etc.), passando pela automação inclusive: caixas eletrônicas, impressoras para preenchimento automático de cheques, código de barras nos produtos, etc.

 

INVESTIMENTOS

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma fábrica de pequeno porte, voltada para produção em série, montada numa área de 300m², será necessário um investimento de R$117mil aproximadamente.

 

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento.

 

PESSOAL

No início das atividades a indústria vai precisar de aproximadamente oito pessoas.

 

PROCESSOS PRODUTIVOS

Tipos de Biscoitos - Existem várias classificações usadas para esse produto:

- Biscoitos de massas duras (conhecidos como estampados): nesse tipo de produto o teor de proteína da farinha deve ser baixo;

- Biscoitos de massas moles: nesse tipo de produto, o teor de proteína já pode ser médio, em torno de 9%;

- Biscoitos de massas fermentadas: o teor de proteína já é mais elevado, em torno de 11%. São conhecidos como biscoitos "cream cracker”, salgadinhos.

 

A opção pela produção de apenas um tipo de biscoito, visa baixar o custo do investimento inicial, sendo que a partir da penetração no mercado pede-se ampliar a variedade de produtos com aquisição de novos equipamentos. Mas nada impede que o empreendedor inicie as atividades oferecendo maior variedade de produto.

Matéria Prima - Os ingredientes estão divididos por funções principais, que são:  1) Amaciador: açúcar, gema de ovo e gordura; * Açúcar. Serve para fornecer a doçura, aumentar a maciez, contribuir para o volume, desenvolver cor de crosta agradável, agir como veículo para outros aromas, ajudar na retenção de umidade e dar um acabamento atrativo.

 

* Gordura. Esse ingrediente é um dos mais importantes no processamento do biscoito, e também um dos mais caros. A maioria das gorduras vegetais têm um aroma mais brando e uma ampla faixa de temperatura, além de possuir aditivos estabilizadores. Normalmente, a gordura num biscoito funciona como amaciador, contribuindo com o aroma e sabor, melhora a expansão, lubrifica a massa. Pode eventualmente funcionar como agente de crescimento pela retenção do ar.

                        * Gema de ovo. As gemas contribuem para a cor, o sabor e o efeito “shortening”, devido ao seu material gorduroso e à sua ação emulsificante. Contribui também às qualidades estruturais, que são expressas em características de textura e aparência.

                        2) Estruturador: farinha, leite, água e sal;

* Farinha de trigo. Este é o principal componente de aproximadamente quasetodos os biscoitos. É responsável pela formação da rede de glúten, por isso é um ingrediente responsável pela estrutura do biscoito; 

* Sal. O sal é um ingrediente que, além de contribuir para o sabor do produto, é responsável pelas características de desenvolvimento da proteína do trigo (glúten). O sal entra na composição de uma formulação em teores variando de 0,6 a 1,5% sobre a farinha de trigo. É sempre aconselhável uma uniformização do sal para que os equipamentos de distribuição não tenham problemas. Ele deve ser o mais puro possível, principalmente isento de cobre, para evitar a rancificação da gordura. Também deve-se evitar o excesso de alcalinidade, pois isso pode afetar o pH da massa do biscoito.

* Leite. O leite é um ingrediente que tem sido utilizado na formulação de biscoito há muito tempo. Pode-se usar o leite líquido ou em pó, sendo o último mais usado pelas facilidades de manuseio. A proteína do soro é mais solúvel em água e possui um melhor poder amaciante da massa (o que facilita seu manuseio nos equipamentos) e do produto final. Por outro lado, pelo maior teor de lactose, o produto feito com adição de soro tende a se escurecer mais rapidamente na assadura.

* Água. É elemento importante na formulação e tem a função principal de dissolver os ingredientes, além de hidratar o glúten, possibilitando o seu desenvolvimento. Seu pH pode afetar de certo modo a qualidade da massa. Outro problema que pode eventualmente ocorrer é a presença de cobre ou outro metal associado ao aparecimento da rancificação de gordura.

 

Processo de Fabricação - O processo de produção de biscoitos é bastante simples, compondo-se das seguintes etapas:

-1º. Mistura. Geralmente, a técnica utilizada é a de dois estágios:

* Primeiro Estágio. É feito um creme de gordura, açúcar, xarope, leite em pó ou
outro ingrediente enriquecedor ou emulsificante;

* Segundo Estágio. A farinha e os agentes de crescimento dissolvidos em água
são adicionados ao creme.
O tempo de mistura na primeira fase em misturador horizontal é de 3 a 5 minutos, ao passo que na segunda fase o tempo pode ser um pouco maior, a uma velocidade menor. A velocidade do misturador para o creme deve ser 86

r.p.m. e durante cinco minutos. Depois adicionam-se os demais ingredientes a baixa velocidade e durante cinco minutos.

- 2º. Laminação, Moldagem. A massa é laminada no cilindro de reversão, e em seguida é conduzida, através da esteira, para moldagem ou rosetagem onde serão elaborados os biscoitos.

- 3º. Assadura. Como o tamanho dos biscoitos é muito variável, é difícil estipular uma temperatura e tempo de assadura. Pode haver uma variação de cinco até doze minutos. Quanto à temperatura, esta deverá ser maior no teto do que na base. Em relação às zonas do forno, a temperatura no meio deverá ser maior do que nas extremidades.

- 4º. Embalagem. Ao sair do forno, os biscoitos são transportados e embalados.

                         

Biscoitos Caseiros - Para a fabricação de biscoitos caseiros, os cuidados de higiene devem ser rigorosamente seguidos, estendendo-se às pessoas que fabricam o produto, às instalações e equipamentos, à matéria prima e embalagens utilizadas. O tipo, a qualidade e a proporção dos ingredientes são fatores determinantes da qualidade dos produtos fabricados. Outros pontos importantes, e que devem ser observados:

- Temperatura dos ingredientes durante o preparo; 
- Ordem e métodos de misturar os ingredientes; 
- Temperatura e período de tempo para assar. Do uso correto do forno dependerá o sucesso das quitandas, portanto, é necessário estar atento e usar sempre a temperatura indicada nas receitas.

Temperaturas do forno Cada forno tem suas especificações, mas basicamente as temperaturas correspondem a: Forno muito baixo - 120 a 135ºC Forno baixo - 150 a 160ºC Forno moderado - 160 a 190ºC Forno quente - 200 a 220ºC Forno muito quente - 230 a 240ºC Forno extremamente quente - 270 a 275ºC Fonte: Neves, 1978

 

Dica: o Serviço Brasileiro de Resposta técnica – SBRT é um conjunto de instituições que trabalha com o objetivo de orientar tecnicamente os processos produtivos de produtos. Apresenta soluções de problemas tecnológicos de baixa complexidade, em áreas específicas, mediante o fornecimento de resposta técnica personalizada, elaborada sob medida e gratuita. Vale à pena conferir: http://sbrt.ibict.br  

 

DIVULGAÇÃO

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários. Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.

 

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

 

DIVERSIFICAÇÃO

Para alcançar o sucesso neste mercado é importante oferecer diferenciais. Procurar novas formas de apresentar os produtos tornando-os mais atrativos que os do concorrente. Incrementar as vendas, usando os meios de comunicação disponíveis no mercado, optando pela demanda no atacado, implementar sistemas de vendas diversificados. Uma boa forma de diversificar seu leque de atuação é agregando valor ao produto principal. Fazer biscoitos de diferentes sabores, inovar nas embalagens, fazer promoções, etc.

 

NOTÍCIAS

Para quem vai ingressar no ramo, manter-se atualizado sobre o que acontece na moda é fundamental para sugerir à clientela desenhos e cortes que se diferenciem das roupas convencionais encontradas nas lojas. Pesquisar na Internet e em revistas de moda, além de participar de feiras são formas de buscar informações sobre o setor.

Fique sempre atento aos noticiários, programas de televisão, revistas específicas, jornais (cadernos especiais), etc., pois estes são meios de manter-se atualizado quanto às novidades da sua área de atuação.

 

Biscoitos Brasileiros Geram Contratos de Us 6 Milhões em Feira nos Emirados Árabes

As empresas associadas à Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB) e SIMABESP (Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo) que participaram da Gulfood Dubai, a mais importante feira de alimentos do Oriente Médio e África, realizada entre os dias 21 e 24, terminaram o evento com a certeza de terem feito excelentes negócios e de marcar presença no próximo ano. Já foi feita a reserva de espaço na próxima feira, em 2011.
Segundo José dos Santos dos Reis, Bauducco, J. Macedo, Selmi, Marilan e ABIMATE – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Erva-Mate foram responsáveis pelo recebimento de mais de 600 visitantes, que geraram contratos da ordem de US$ 500 mil para os próximos 90 dias e que deverão concretizar negócios que atingirão US$ 6 milhões nos próximos 10 meses.
“Nosso público foi bastante diversificado”, entusiasma-se Reis. “Recebemos distribuidores, que ampliam nossos negócios e a visibilidade dos biscoitos brasileiros nas suas regiões, importadores, representantes de food service, do trade e empresas interessadas em terceirizar produtos brasileiros para marcas próprias. Isso só confirma a qualidade internacional e a competitividade dos biscoitos brasileiros”.
Ele explica ainda que “o mercado árabe é muito exigente: os compradores exigem etiquetas e nomenclatura das embalagens no seu idioma; os produtos devem ser “halal”, ou seja, não podem conter gordura animal; o marketing tem que dar todo o apoio os registro de produtos e fornecer material de ponto de venda; todas as necessidades dos compradores, indicadas pelos consulados, devem ser atendidas. Sem falar no preço, que deve ser extremamente competitivo”.
A fidelização de clientes que renovaram negócios com as empresas brasileiras ficou por conta de distribuidores de países como Emirados Árabes, Arábia Saudita, Barhein, Omã, Kuwait, Líbano, Egito e Catar.  Também foram abertos negócios com distribuidores de: Egito, Jordânia, Iêmen, Líbano, Irã, Nepal, Emirados Árabes, Iraque, Arábia Saudita, Angola, Quênia, Seychelles e Gana.
Sempre contando com a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento – Apex – Brasil, a ANIB levou associados a Dubai em fevereiro do ano passado, durante o evento Sabores do Brasil, no qual as empresas fizeram 140 contatos com 15 países. Na feira ISM, realizada em janeiro, na Alemanha, o pavilhão brasileiro registrou 385 visitantes.
Países interessados
O estande brasileiro na Gulfood de Dubai recebeu visitantes dos seguintes países árabes: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Líbia, Líbano, Catar, Egito, Iêmen, Iraque, Barhein, Omã, Síria, Jordânia, Palestina, Kuwait, Irã, Tunísia e Armênia. Da África, foram representantes de: Argélia, Marrocos, Sudão, Angola, Etiópia, Quênia, África do Sul, Seychelles, Nigéria, Zâmbia, Zimbábue, Tanzânia, Camarões, Ilhas Maurício, Mauritânia, Gana, Somália, Maldivas, Gabão e Moçambique. Da Ásia: Índia, Nepal, China, Cingapura, Tailândia e Paquistão. Além disso, a Europa compareceu com Espanha, França Alemanha. O Leste Europeu foi representado pelo Cazaquistão. Estados Unidos, Canadá, Argentina e Chile também visitaram os brasileiros em Dubai.
Até o final do ano a ANIB programou os seguintes eventos: Foodex 2010 (Japão), de dois a cinco de março; Fancy Food (Nova York, EUA), de 27 a 29 de junho; World Food Moscow (Rússia), de 14 a 17 de setembro; SIAL 2010 (Paris), de 17 a 21 de Outubro; e FIHAV 2010 (Cuba), data ainda não definida.(...)

Fonte: http://www.anib.com.br/releases_integra.asp?id=8

 

CURSOS E TREINAMENTOS

O SEBRAE/ES disponibiliza para o empresário uma carteira com mais de 30 títulos de cursos e palestras abordando os mais variados temas e objetivos. A Educação Empresarial do SEBRAE é um instrumento para que os obstáculos encontrados sejam superados com maior facilidade ampliando, consequentemente, o horizonte de conhecimentos necessários nessa função.

Av. Jerônimo Monteiro, 935, Ed. Sebrae, Centro. Vitória/ES CEP: 29010-003 Tel.: 08005700800  - http://www.sebraees.com.br

 

Cursos: Técnicas de Vendas; Marketing: Uma Estratégia de Vendas; Gerência de Equipes de Vendas; Gerência de Rotinas e Procedimentos em Vendas; Atendimento ao Cliente; Como Vender mais e Melhor; Iniciando um Pequeno Grande Negócio (com carga horária de 30h); Empretec; Administração Básica para Pequenas Empresas (carga horària de 20h); entre outros.

 

Ensino à distância: Iniciando um Pequeno Grande Negócio (com carga horária de 30h); Aprender a Empreender – SEBRAE/NA - http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite

 

Palestras Gerenciais: Inovação como Estratégia Competitiva da MPE; Programa Próprio (série de palestras), Atendimento a Clientes; Comece Certo – Planejamento e Análise; Determinação do Capital de Giro; Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência; Promoção de vendas; Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda; A Empresa e os Novos Tempos; Qualidade no relacionamento ao cliente; Como Conquistar e Manter Clientes.

 

Segurança Alimentar

Carga horária: 20 horas SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2077, Bento Ferreira Vitória/ES CEP: 29052-121 Tel.: (27) 3325-8311 - http://www.es.senac.br

 

EVENTOS


O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar:

* União Brasileira de Feiras e Eventos -http://www.ubrafe.com.br


* Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -

 http://www.mdic.gov.br/sitio/sistema/expofeira/calFeirasExposicoes/feiExposicoes_P.php

 

* http://www.anib.com.br/feiras_eventos.asp

 

ACAPS - Convenção Capixaba de Supermercados  http://www.acaps.org.br

 

FISPAL Food Service - 7 a 10 de junho de 2010

Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Periodicidade: anual. Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP. Tel.: (011) 5694-2666. E-mail: telemarketing@fispal.com - Organização: Brasil Trade Show -  Av. Dr. Chucri Zaidan, 80 - 2° Andar - Bloco C. Edifício Morumbi Square, Brooklin - São Paulo/SP – CEP: 04583-110. Tel.: (11) 3598-7800 – Fax: (11) 3598-7801 - http://www.fispal.com

 

17ª. FIPAN – 20 à 23/07/2010

Organização: Seven Promoções e Propaganda Rua Frei Caneca, 91 - 9° andar São Paulo/SP CEP: 01307-001 Tel.: (11) 3159-4223 E-mail: even@sevenbr.com.br  - http://www.fipan.com.br


 

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

- Cartilha do Fornecedor Capixaba -  é um documento que dá as diretrizes legais (direitos de deveres) que norteiam a relação cliente x fornecedor. Está disponível para consulta na Biblioteca do SEBRAE/ES ou no site: http://www.procon.es.gov.br/download/Cartilha_Fornecedor_Capixasba.pdf

 

- Simples Federal: para enquadrar essa atividade no SIMPLES

Verifique junto com seu contador se ela está de acordo com a definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte, bem como se não está inclusa em qualquer das vedações prevista na Lei Complementar nº 123/2006 (Lei do Simples Nacional). 

 

Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:

- Lei nº. 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor) – Alterada pela Lei nº 8.656/1993, Lei nº 8.703/1993, Lei nº 8.884/1994, Lei nº 9.008/1995, Lei nº 9.298/1996, Lei nº 9.870/1999, Lei nº 11.785/2008, Lei nº 11.800/2008, Lei nº 11.989/2009 e Lei nº 12.039/2009.

 

- Lei Municipal nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de Vitória - Altera os artigos nºs 20,27,43 e 67 da Lei nº 5.954/03 -Regulamentada pelo Decreto nº 11.975/04. Ref.Proc. 5766168/03. Lei nº 6412-05-acrescenta inciso IX ao § 2º.Alterada pelas Leis nºs 6679/06 e 6680/06. Acrescentado inciso IX ao § 2º do Art. 99, pela Lei nº 7.063/07. Regulamentado inciso III do Art. 194, pelo Decreto nº 13.853/08. Acrescentado artigos pela Lei nº 7598/08. Acrescentado § 3º no Art. 43, pela Lei nº 7.768/09 - § 3º. Na fixação de nomes de bens públicos municipais deverá ser reservado um percentual de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, para o gênero feminino.”(NR) - Alterada Redação do § 1] do Art. 19 pela Lei nº 7.775/09. Acrescentado Parágrafo único ao Art. 27, pela Lei nº 7.842/09. Alterado o Parágrafo único do Art. 145 pela Lei 7802.

 

- Lei Federal nº. 7.967/89. Dispõe sobre o valor das multas por infração à legislação sanitária, altera a Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências. 

 

- Lei Municipal nº. 4.742/98. Dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos prestadores de serviços, comerciais e industriais no Município de Vitória, aos sábados domingos e feriados. revoga os artigos 217, 218, 219 e 220 da Lei 2481/77, as Leis nºs 3167/84, 3500/87, 3979/93 e 4098/94. Suprimido o item 3 do art. 1º; alterada a alínea b, item 2 do art. 2º; acrescentado um art. 3º, renumerando os seguintes. Alterada pela Lei nº 4875/99. Revogada pela Lei nº 6080/03

- Boas Práticas (BP) são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade destes produtos com a legislação vigente.

 

- Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº. 216 da ANVISA, de 15 de setembro de 2004 - Em vigor dia 15 de março de 2005. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. 

 

- Decreto-Lei nº. 986/69. Institui Normas Básicas sobre Alimentos. Alterada pela Lei nº 9.782/1989 e Medida Provisória nº 2.190/2001.

 

- Portaria nº. 326/SUS/MS/97. Aprova o Regulamento Técnico; "Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos".

 

REGISTRO ESPECIAL

Para registrar sua empresa você precisa de um contador. Profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Além disso, ele é conhecedor da legislação tributária à qual está subordinada a nossa produção e comercialização.  Mas, na hora de escolher tal prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais qualificados, que tenham, boa reputação no mercado e melhor que seja indicado por alguém que já tenha estabelecido com ele uma relação de trabalho.  Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua fábrica para fazer a consulta de local;

-Registro na Junta Comercial;

-Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

-Registro na Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz-ES;

-Registro na Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

-Enquadramentono Sindicato Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

-Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social - INSS”. 

-Adequar as instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

 

ENTIDADES

ANIB - Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos

Avenida Paulista, 1754, 10º andar, cjs. 103/104. São Paulo/SP. CEP: 01310-920. Tel.: (11) 3251-3455 - Email: anib@anib.com.br - http://www.anib.com.br

 

Procon Vitória - Casa do Cidadão João Luiz Barone - Av. Maruípe, nº. 2544, Itararé. Vitória/ES - CEP: 29.045-230 - Tel.: (27) 3382-5545

 

Procon Estadual – Av. Princesa Isabel, Ed. Março, Nº 599, 6º andar - Centro - CEP: 29010-361 – Vitória/ES – Tel.: 151 - http://www.procon.es.gov.br

 

 

Junta Comercial do Estado do Espírito Santo

Av. Nossa Senhora da Penha, 1433 Praia do Canto -Vitória/ES - CEP: 29045-401 Tel.: (027) 3135-3146 - https://www.jucees.es.gov.br

 

Prefeitura de Vitória

SEDEC – DCOPP – Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC, Ed. Ítalo Batan Regis, Enseada do Suá, Vitória/ES. CEP: 29010-331 Tel.: (27) 3135-1097  -  http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm

 

Secretaria da Receita Federal

Rua Pietrângelo de Biase, n°. 56, Centro, Vitória/ES - Tel.: 3322-0711 e 146 http://www.receita.fazenda.gov.br

 

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Rua Duque de Caxias, no. 189, Centro – Vitória/ES CEP: 29010-120 Tel.: (27) 3222-6284 / 7119 - Fax: (27) 3222-6285 - http://www.sefaz.es.gov.br

 

Corpo de Bombeiros de Vitória

Rua Ten. Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá, Vitória - Espírito Santo - CEP 29.050-555 - Tel.: (27) 3137-4471 - http://www.cb.es.gov.br

 

Procon Vitória - Casa do Cidadão João Luiz Barone - Av. Maruípe, nº. 2544, Itararé. Vitória/ES - CEP: 29.045-230 - Tel.: (27) 3382-5545

 

Procon Estadual – Av. Princesa Isabel, Ed. Março, Nº 599, 6º andar - Centro - CEP: 29010-361 – Vitória/ES – Tel.: 151 - http://www.procon.es.gov.br

 

Junta Comercial do Estado do Espírito Santo

Av. Nossa Senhora da Penha, 1433 Praia do Canto -Vitória/ES - CEP: 29045-401 Tel.: (027) 3135-3146 - https://www.jucees.es.gov.br

 

Prefeitura de Vitória

SEDEC – DCOPP – Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC, Ed. Ítalo Batan Regis, Enseada do Suá, Vitória/ES. CEP: 29010-331 Tel.: (27) 3135-1097  -  http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm

 

Secretaria da Receita Federal

Rua Pietrângelo de Biase, n°. 56, Centro, Vitória/ES - Tel.: 3322-0711 e 146 http://www.receita.fazenda.gov.br

 

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Rua Duque de Caxias, no. 189, Centro – Vitória/ES CEP: 29010-120 Tel.: (27) 3222-6284 / 7119 - Fax: (27) 3222-6285 - http://www.sefaz.es.gov.br

 

Corpo de Bombeiros de Vitória

Rua Ten. Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá, Vitória - Espírito Santo - CEP 29.050-555 - Tel.: (27) 3137-4471 - http://www.cb.es.gov.br

 

Agencia Nacional de Vigilância Sanitária

Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) - Trecho 5, Área Especial 57, Brasília (DF) - CEP: 71205-050 - Tel.: (61) 0800 642 9782 - http://www.anvisa.gov.br

 

Divisão da Vigilância Sanitária Estadual

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025 Bento Ferreira, Vitória/ES Cep: 29050-625 Tel.: (027) 3137 –2300 - http://www.saude.es.gov.br

 

FORNECEDORES E FABRICANTES

O SEBRAE/ES se isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado.


 

Cozinhas Industriais

 

Metalbraz – Rua Itororó 441, Alvorada, Vila Velha/ES. CEP: 29117-500

Tel.: (27) 3326-2472 - http://metalbraz.com.br

 

Portugal e Herkenhoff Ltda

Av. Fernando Ferrari, 3315 Bairro, Jabour – Vitória/ES. Tel.: (027) 3327-6262

http://www.portugalmaq.com.br  - E-mail: comercial@portugal.com.br

 

ACIMAQ – Máquinas e Equipamentos

Av. Expedito Garcia, 21 Campo Grande - Cariacica/ES. CEP: 29146-201. Tel.: (027) 3346-5100. Av. Alexandre Buaiz, 321 Ilha do Príncipe - Vitória/ES. CEP: 29020-300 Tel.: (027) 2124-5200 - E-mail: acimaq@acimaq.com.br

http://www.acimaq.com.br


 

FERRI - Camargo & Gomiero

Rua do Orfanato, 1331 Vila Prudente - São Paulo/SP CEP: 03131-010 Tel.: (011) 2965-4263 / 2021-5568 / 2021-3866.

 

Embalagens Meiwa (plástico e isopor) Rodovia Presidente Dutra, Km 203,6 Arujá/SP CEP: 04400-970 Cx. Postal: 281 Tel.: (011) 4656-1260 Fax: (011) 883-6232.

Distribuidor no Espírito Santo: Embalart - Comercial WJS LTDA – ME. Vila Velha/ES Tel.: (027) 3200-4567


 

Perfecta Curitiba

Rodovia BR-277, nº. 5040, Ponta Grossa Curitiba/PR CEP: 82305-200 Tel.: (041) 3019-1000 Fax: (041) 3370-1000 http://www.perfecta.com.br




 

BIBLIOGRAFIA

SEBRAE/NA. Fábrica de biscoitos. Brasília - Sebrae/NA. 1996, 26P. TIPS BRASIL - Consulta nº. SB 4291/SP Aiub, George Wilson. Plano de Negócios: Serviços./George Wilson Aiub, Nadir Andreolla, Rogério Della Fávera Allegretti. 2.ed – porto Alegre : SEBRAE, 2000.

 

Apas 2010 - Setor de Biscoitos Apresenta Novidades. Disponível em:

http://www.anib.com.br/releases_integra.asp?id=10. Acesso em 13 maio 2010.

 

FILIPPE, Nadine; LELIS, Renata. Biscoitos Brasileiros Geram Contratos de Us 6 Milhões em Feira nos Emirados Árabes. Disponível em:

http://www.anib.com.br/releases_integra.asp?id=8. Acesso em 13 maio 2010.

 

Oportunidades de negócios é um material  informativo acerca dos empreendimentos existentes no segmento correspondente ao seu título. Os dados apresentados são extraídos de publicações técnicas e, em linhas gerais, não têm a pretensão de ser um guia para a implementação dos respectivos negócios. É destinada apenas à apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que poderá enriquecer suas idéias com as informações apresentadas, mas carecerá de um estudo mais detalhado e específico para a implementação do seu empreendimento.

 

 

ÁREA RESPONSÁVEL

UAD – Unidade de Atendimento e Desenvolvimento – SEBRAE/ES